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27/07/2021

Prédios em São Paulo deverão ter carregador para carros elétricos

Prédios em São Paulo deverão ter carregador para carros elétricos

Obrigatoriedade valerá para novos projetos de edifícios (condomínios) protocolados a partir da implementação da nova lei sancionada pelo prefeito Bruno Covas

 

Diante de um cenário mundial que apresenta crescimento exponencial no segmento de veículos elétricos, entrou em vigor no dia 31/03, a lei municipal n° 17.336/2020, que regulamenta a previsão de instalação de ponto de recarga para veículos elétricos e híbridos plug-in em prédios residenciais e comerciais da cidade de São Paulo (SP). A obrigatoriedade valerá para novos projetos de condomínios protocolados a partir da implementação da lei.

 

O texto da lei não define quantos pontos de recarga a instalação elétrica dos novos edifícios deverá ter, mas estabelece que o modo de recarga deverá obedecer às normas técnicas brasileiras. Outra obrigatoriedade é a medição individualizada, com cobrança da energia consumida por cada usuário do ponto de recarga.

 

Segundo Evandro Mendes, CEO da Electricus, empresa brasileira especializada em soluções de infraestrutura para recarga de veículos elétricos e geração de energia fotovoltaica, as construtoras já estavam contemplando sistema de recarga para veículos elétricos em seus projetos por entender que eles agregam valor aos empreendimentos e benefícios aos seus clientes. “A expertise da Electricus tem contribuído com o desenvolvimento da infraestrutura de recarga em prédios residenciais e comerciais, apoiando as diversas construtoras a prepararem seus empreendimentos para essa demanda emergente que é a recarga de veículos elétricos no Brasil. Somos uma empresa nacional que acredita no futuro da mobilidade elétrica e, acima de tudo, no avanço da eletrificação dos meios de transporte”, destaca o executivo que acompanhou, in loco, o nascimento da mobilidade elétrica tanto na Alemanha quanto na Suíça.

 

A nova lei, proposta pelo vereador Camilo Cristófaro (PSB) e sancionada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), não se aplica aos empreendimentos construídos com recursos públicos ou de habitação social, desde que seja comprovada a impossibilidade técnica ou econômica.

 

No acumulado entre 2019 e 2020 as vendas de carros elétricos e híbridos plug-in no Brasil triplicaram entre 2019 e 2020. Até o passado, foram comercializadas mais de 10 mil unidades. Em 2019, foram 3 mil veículos vendidos. Já em termos mundiais, a soma chega a 10 milhões em 2020, ante os 7 milhões de 2019, segundo dados da Electricus.

 

Em termos de comparação, o carro a combustão possui um custo de R$ 0,50 a R$ 0,75 por km rodado, enquanto o carro elétrico, abastecido com energia da distribuidora de energia, possui um custo reduzido, em média, para R$ 0,16 o km rodado.  Para aqueles que dispõem de geração fotovoltaica, esse custo cai para R$ 0,04.

 

Para Evandro Mendes, o Brasil é o melhor país do mundo para o carro elétrico. “A matriz energética brasileira é 90% limpa e renovável, com crescimento exponencial das gerações eólicas e fotovoltaicas. Ter um carro elétrico é estar focado na sustentabilidade, redução da poluição do ar e sonora, mas também questão de conforto e redução de custos, uma vez que o carro elétrico demanda menos manutenção, e menor custo de abastecimento”, finaliza

 

Sobre a Electricus

 

Especializada em soluções de infraestrutura para recarga de veículos elétricos e geração de energia fotovoltaica, a Electricus, empresa 100% brasileira, nasceu da iniciativa do engenheiro eletricista Evandro Mendes, cuja missão é colaborar para o desenvolvimento desse mercado no país. A empresa, que tem operação em diversas regiões do País, desenvolve projetos de infraestrutura de recarga em prédios residenciais e comerciais, atendendo diversas construtoras a prepararem seus empreendimentos para essa demanda emergente. A empresa atende também pessoas físicas que desejam ter essa infraestrutura instalada em suas garagens. O CEO é formado pela UNESP e acompanhou in loco o nascimento da mobilidade elétrica tanto na Alemanha quanto na Suíça e possui ainda experiência em projetos de infraestrutura de mobilidade como: metrôs, VLT´s e BRT´s.


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